Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10606
Título: O princípio responsabilidade e o cuidado com a natureza em Hans Jonas
Autor(es): Andrade, Maria da Conceição de
Palavras-chave: Hans Jonas
Ética
Responsabilidade
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Filósofo, Hans Jonas é considerado um dos últimos representantes do grupo dos filósofos judeus nascidos na Alemanha. Ele julgou que era preciso refletir sobre os princípios que fundamentavam as nossas ações, e mais ainda sobre as consequências decorrentes do nosso modo de se relacionar com a natureza. Portanto, iremos analisar neste artigo aspectos da obra "O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica", texto que Jonas desenvolve a partir das inquietações testemunhadas no conturbado século XX, e da sua trajetória intelectual marcada pela formação filosófica e teológica. Nessa obra o nosso autor advoga a favor da constituição de uma nova ética que não seja mais centrada no antropocentrismo, mas que leve em conta a natureza como um todo. Assim, iremos apresentar aspectos fundamentais dessa ética voltada à sobrevivência da vida na terra. No âmbito dessa reflexão ética a responsabilidade não é entendida como simples obrigações, assume uma conotação mais ampla. Pagar contas, estudar, trabalhar, são obrigações da vida cotidiana, porém isto é diferente de ser responsável. Jonas define por responsabilidade aquilo criado dentro de nós de forma consciente. É como se alguma coisa se construísse a cada dia dentro de nós, nos permitindo ter por finalidade um bem maior, comum a todos os seres vivos, aqueles que existem e aos que virão a existir, a natureza e a todo o bem que ela pode proporcionar. Tal consciência decorrente de um ato de reflexão, que nos leva ao respeito, é a responsabilidade.
Descrição: ANDRADE, M da C de. O princípio responsabilidade e o cuidado com a natureza em Hans Jonas. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10606
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria da conceição de Andrade.pdf472.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.