Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Alcione da Rocha Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T15:40:40Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T15:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.87 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10610 | - |
dc.description | ARAÚJO. A da R. P. O uso da música na sala de aula: relato de uma intervenção em uma escola pública do município de Barra de Santana – PB . 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizada com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da zona rural de Barra de Santana-PB. Ao longo de 10 dias letivos (duas semanas de aulas), colocamos em prática uma série de estratégias voltadas para desenvolver no alunado o interesse pela leitura dentro e fora da sala de aula, de modo a estimular o pensamento e a criatividade. Através do uso de letras de músicas, trabalhamos os conteúdos relativos a língua portuguesa, ciências, matemática e geografia. A partir de uma metodologia diversificada, realizamos várias atividades, inclusive aulas de campo, a fim de oferecer ao educando um ensino prazeroso, capaz de despertar o interesse. A prática de intervenção, que atendia às exigências do Estágio III (Observação e Prática), permitiu-nos repensar, reavaliar e replanejar nossa prática durante esse processo, contribuindo para alicerçar nossos conhecimentos e conferindo-nos maior segurança em pesquisas e em outros trabalhos. A intervenção na sala de aula do ensino regular revelou que a música é um recurso facilitador da promoção do ensino e da aprendizagem face ao prazer que ela propicia. Também facilita a participação do educando no processo de ensino-aprendizagem à medida que desperta o interesse, promove o entrosamento e a participação do aluno. Observamos que, a partir da música, o grupo passou a fazer mais questionamentos em relação aos temas abordados nas atividades propostas. Os resultados obtidos a partir da realização da intervenção mostram que a música na sala de aula consegue gerar maior interação e participação do educando nas atividades e um maior entusiasmo quanto ao interesse pela leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Cristiane Maria Nepomuceno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O uso da música na sala de aula: relato de uma intervenção em uma escola pública do município de Barra de Santana – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF -Alcione da Rocha Pereira Araújo.pdf | 849.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.