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dc.contributor.authorLima, Joselma de Lourdes da Silva-
dc.date.accessioned2016-07-19T15:41:14Z-
dc.date.available2016-07-19T15:41:14Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10611-
dc.descriptionLIMA, J de L da S. As diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectual. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca do uso dos jogos eletrônicos (software educacionais) na educação de pessoas com deficiência intelectual a fim de investigar como as professoras da instituição estavam se apropriando em suas práticas do uso dos jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem. O lócus da pesquisa foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande-PB (APAE-CG). Os sujeitos da pesquisa foram à coordenadora pedagógica e professoras do laboratório de informática. A metodologia utilizada para a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas e registros de observação. O estudo fundamentado por uma pesquisa bibliográfica buscou suporte teórico (BIANCHETTI, 1995), (RODRIGUES, 2008), (GUGEL, 2008), (MIRANDA, 2003), dentre outros. Na APAE-CG o computador, os softwares educacionais, a tecnologia integrada às mídias eletrônicas ou apenas o uso da internet, estão promovendo resultados significativos, pois tanto tem ampliado a oferta do conteúdo didático quanto facilitado o processo de ensino/aprendizagem; ao mesmo tempo em que promovem maior interatividade, comunicabilidade, adaptabilidade e integração entre seus usuários. Observamos que a grande contribuição dos jogos eletrônicos (software educacionais) no contexto da educação especial está no seu uso como ferramenta de aprendizagem facilitadora do ensino-aprendizagem, todavia desde que seu uso seja orientado por uma proposta pedagógica que considere o educando como um ―construtor-colaborador‖ do seu próprio processo de conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Cristiane Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.titleAs diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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