Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10612
Título: Cantata sertaneja um tributo a Gonzagão: o uso da letra Asa Branca no ensino de Geografia
Autor(es): Melo Júnior, Ednaldo Araújo de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Catata sertaneja
Cultura nordestina
Elemento sociocultural
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: A Geografia é uma ciência multifacetada, que permite uma ampla abertura de contextualizações e interações com outros ramos do conhecimento. O Nordeste brasileiro é um dos mais expressivos conjuntos do fomento cultural de nosso país e revelou nomes que se consagraram, por tratar da dinâmica sociocultural da região, entre os quais estão a seca, a fome, a pobreza, a escassez de investimentos por parte dos poderes públicos que legaram historicamente essa parte do Brasil ao flagelo absoluto. Nesse contexto, o pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento se afirmou como o mais importante nome da música popular nordestina por reproduzir em suas letras o sofrimento do homem do campo e as consequências da falta de infraestrutura. Usamos a vasta obra discográfica de Luís Gonzaga para auxiliar no desenvolvimento de nossa atividade docente, aplicando alguns de seus principais trabalhos no estudo e reflexão da realidade macrossocial da região do Nordeste brasileiro, por meio do projeto “Cantata Sertaneja: Um Tributo à Gonzagão”. O trabalho tem como objeto de estudo analisar os fenômenos físicos e os elementos socioculturais na letra Asa Branca, o que auxiliou as questões da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos: explicar o que levaram os discentes a estabelecerem contato com a riqueza poética de Gonzagão, assim como a participação ativa na atividade de culminância do projeto Cantata Sertaneja, que foi a apresentação das músicas do cantor e compositor Rei do Baião Luiz Gonzaga por parte dos alunos, de pais e professores do Colégio Sagrado Coração, em Caruaru/PE.
Descrição: MELO JUNIOR, E. A de. Cantata sertaneja um tributo a Gonzagão: o uso da letra Asa Branca no ensino de geografia. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10612
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo Araújo de Melo Júnior.pdf827.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.