Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10614
Título: O feminino na literatura de cordel: astúcia, insubmissão, ganância e traição
Autor(es): Silva, José Eugemberg de Oliveira
Palavras-chave: Cordel
Estereótipo
Feminino
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: O Feminino na Literatura de Cordel: Astucia Insubmissão, Ganancia e Traição – tem como foco central pensar a construção do feminino a partir da literatura de cordel. Através da análise desse artefato cultural literário, o cordel, cujas marcas se delineiam pela sua popularidade marcada por uma tradição arcaica e tradicional, o cordel tem entre um de seus temas centrais a mulher, e nesse sentido, apresenta-se como uma literatura construtora do feminino. Dado o seu arcaísmo e a formação cultural de seus tradicionais autores, em sua grande maioria homens com pouca formação escolar, essa literatura carrega nos estereótipos e vem marcada pelo padrão ocidental heteronormativo, branco e cristão, reafirmando, portanto, os lugares convencionais naturalizados do masculino e do feminino. Nesse sentido, definimos como objetivo central da presente escrita pensar essa literatura como uma das fontes de construção e reafirmação dos papeis tradicionais do masculino e do feminino, bem como, da ênfase nos estereótipos de negativação do feminino. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa o cordel, pensando-o como um documento histórico. Como suma conclusiva, observamos que embora essa literatura ainda tenha como marca central os pontos acima mencionados, porem por se tratar de um artefato, isto é, uma construção, essa mesma literatura mantendo algumas de suas características como principalmente a sua popularidade, poderá se transformar-se num meio de quebra desses mesmos padrões e estereótipos que a definem no presente.
Descrição: SILVA, J. E de O. O feminino na literatura de cordel: astúcia, insubmissão, ganancia e traição. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10614
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eugemberg de Oliveira Silva.pdf533.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.