Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10617
Título: Paraibanidade: a identidade local no discurso historiográfico de Horácio de Almeida
Autor(es): Patrício, Viviane Edna Vieira
Palavras-chave: Historiografia paraibana
Identidade
Paraibanidade
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: A construção da identidade paraibana na tese de Margarida Dias define que essa formação identitária regional segue o exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Enquanto estão, em seu contexto formativo, teve a emancipação política como o ponto de partida, firmando-se em definitivo com a criação de instituições capazes de constituir e divulgar o discurso identitário que unisse a nação, na Paraíba assim como na maioria das demais unidades federativas esse movimento se constituiu posteriormente, quando a “brasilidade” se tornara tangível. A criação de institutos históricos de cunho regional, expressão inconteste da estratégia de sobrevivência do IHGB na construção da identidade regional, fez-se necessário erigir as histórias locais, de modo a favorecer a “grande história” nacional em sua pluralidade, dando relevo às singularidades de um todo tomado como homogêneo e coeso. Em 1905, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Com a pretensão de construir uma historiografia especificamente paraibana e totalmente desvinculada de Pernambuco, uma vez que se entendia que, até o início do século XX, a Paraíba não tinha uma história específica. Com tal intento, os produtores da história paraibana se dedicaram a criar um “tipo paraibano”, a partir de qualidades que abonassem a realização dos grandes feitos que dessem sentido à história local, justificando, assim, a historiografia como excelente campo de criação identitária. Levando como ponto de estudo os escritos do grande historiador paraibano Horácio de Almeida, dedicadas à construção da história da Paraíba, o objetivo deste trabalho monográfico consiste em identificar através da análise bibliográfica desse renomado escritor, quais os mecanismos utilizados para construção dessa Paraibanidade, a partir das proposituras observadas por DIAS.
Descrição: PATRÍCIO, V. E. V. Paraibanidade: a identidade local no discurso historiográfico de Horácio de Almeida. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10617
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Edna Vieira Patrício.pdf606.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.