Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10618
Título: A matutice sertaneja e a paraibanidade do IHGP na obra “ O quebra-quilos” de Geraldo Irineo Joffily
Autor(es): Oliveira Neto, Manoel Gomes de
Palavras-chave: Historiografia
Paraibanidade
Sertão
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Dentre os diversos usos da história ao longo do tempo, está a construção de identidades, tendência presentificada desde a fundação do IHGB e replicada pelos institutos regionais. Deveria ser competência desses lugares de saber a identificação dos principais traços da cultura local, dos eventos históricos que pudessem dar sentido aos modos de ser de cada população. O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano não falhou nessa missão, estipulando os acontecimentos relevantes na colonização da capitania da Paraíba para tal fim. Das páginas dos homens de letra da instituição surgiram traços do povo paraibano, a demarcar sua identidade. O seguinte artigo propõe perscrutar como esse modelo de Paraibanidade está (ou não) contido na obra O Quebra-Quilos – A revolta dos matutos contra os doutores, do escritor Geraldo Irineo Joffily. Nela, o historiador paraibano aborda outro sertão, fazendo uso do modelo colonial de regionalização do espaço, no qual o centro seria a zona produtora de interesses metropolitanos. Joffily se coloca como um autor engajado nas lutas populares, que lhe permitem moldar uma ideia do sertanejo como paraibano singular, diferente do outro (o litorâneo) por ser dotado de aspectos ainda não abordados por outros autores. Nossa pesquisa faz uso do método comparativo, com ênfase nos detalhes da retórica joffiliana voltada à representação do sujeito sertanejo e de sua identidade. Os estudos de S. HALL e J. C. KAUFMANN norteiam teoricamente a pesquisa, cujo cerne – a criação de identidades - ainda carece de estudos mais apurados, principalmente no concernente à historiografia paraibana.
Descrição: OLIVEIRA NETO, M. G de. A matutice sertaneja e a paraibanidade do IHGP na obra “ O quebra-quilos” de Geraldo Irineo Joffily. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10618
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Gomes de Oliveira Neto.pdf514.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.