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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Fernanda | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T15:45:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T15:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10620 | - |
dc.description | SILVA, F. Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os discursos que integram as relações sociais são materializados de diferentes formas e, através da linguagem, veiculam aspectos históricos, sociais, ideológicos e comportamentais dos sujeitos; impregnando suas crenças e atitudes, bem como determinando sua identidade. Nesse sentido, compreendendo a música como uma das formas de manifestação da linguagem, entende-se que ela também é responsável pela consubstanciação de discursos, de modo que reproduz ideologias de diversas linhagens. Examinando a história da mulher negra no Brasil, é nítido observar resquícios de exclusão e desvalorização, pois desde o período escravocrata ela tem sido vítima de um discurso discriminatório, sendo quase sempre associada ao serviço doméstico e à sexualidade. Partindo de tais pressupostos, este trabalho objetiva analisar a representatividade da mulher negra nas letras de algumas músicas brasileiras, buscando evidenciar as relações/formações discursivas que se revelam no plano do conteúdo musical, por um viés semântico e discursivo. Para tanto, parte de um estudo exploratório e bibliográfico, inserindo-se no rol das pesquisas de cunho qualitativo. Fundamenta-se nos estudos semânticos (GOMES, 2003; TAMBA, 2006; FIORIN, 2005), na Análise do Discurso de linha francesa (AD) (ORLANDI, 1999; FERNANDES, 2008), nos estudos de gênero e identidade (SAFIOTTI, 1976; HALL, 2006), dentre outros. Com base nos resultados, constata que a música tem a capacidade de transitar por diferentes contextos sócio-históricos e culturais, veiculando as ideologias de uma sociedade ou de um grupo social, a exemplo da etnia negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Linduarte Pereira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.title | Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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