Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Isabel Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T16:30:06Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T16:30:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10636 | - |
dc.description | Carneiro, I. C. da S. Reflexão sobre o trabalho com elementos linguístico-textuais no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de língua portuguesa nas escolas tem passado por algumas modificações, principalmente no que diz respeito ao ensino de gramática, que tem sido o primordial nas aulas, enquanto que a prática de leitura e escrita acabam sendo deixadas em segundo plano. O objetivo desse trabalho é analisar as orientações teórico-metodológicas no Caderno do Professor das Olimpíadas de Língua Portuguesa, cujo gênero abordado é o artigo de opinião, e observar quais concepções estão subjacentes a oficina 10 do material citado, a qual aborda um elemento gramatical: os articuladores. Outro objetivo dessa análise é investigar que orientações teórico-metodológicas direcionadas ao professor e ao aluno estão subjacentes a proposta de reescritura presente na oficina 15. Para tanto os conceitos de Análise Linguística, de reescrita e as concepções de língua e gramática foram essenciais no desenvolvimento do trabalho, que contou com as contribuições de Jesus (1996), Mendonça (2006), Geraldi (2006), Possenti (1996) e Travaglia (2009). Constatou-se que o material analisado está mais atrelado ao que propõe a análise linguística que a gramática tradicional, pelo fato de abordar tanto aspectos linguísticos quanto textuais, sempre levando em consideração o sentido que possuem em determinado contexto comunicativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline Dalielly Leal da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Caderno do Professor | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gramática Tradicional | pt_BR |
dc.subject | Análise Linguística | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre o trabalho com elementos linguístico-textuais no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isabel Cristina da Silva Carneiro.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.