Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ana Paula Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T16:31:35Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T16:31:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10639 | - |
dc.description | Barbosa, A. P. G. A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A coesão textual é um recurso sintático-semântico diretamente relacionado à interpretabilidade e aos efeitos de sentido dos textos, sobretudo, dos escritos. Sendo, portanto, o seu ensino, fundamental para a construção da competência textual dos educandos. Não obstante, traduzir as teorias linguísticas, que explicam este recurso, para a linguagem escolar, ainda se configura um desafio para o professor de língua portuguesa. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho é refletir a proposta didático-pedagógica dos livros didáticos que compõem a coleção “Português: Literatura, Gramática e Produção Textual” desenvolvida por Sarmento e Tufano (2010) e destinada à última fase do ensino básico, no que diz respeito ao ensino da coesão textual e a utilização das teorias da linguística textual. Especificamente, observamos como os elementos responsáveis pela consolidação da coesão textual, em suas modalidades sequencial e referencial, foram sendo conceituados e trabalhados ao longo dos três volumes. Para isso, analisamos as seções destinadas ao ensino de Gramática e Produção Textual. Constatamos que a coesão textual é mencionada, seja direta ou indiretamente nos três volumes da coleção, e que seu conceito e abordagem prática são construídos levando em consideração o texto e os efeitos de sentido, embora essa abordagem não seja unívoca, já que ainda identificamos algumas questões tradicionais, envolvendo nomenclaturas e classificações, também fora observado a existência de um diálogo entre os capítulos de gramática e produção de texto. Não obstante, em relação à utilização da teoria da linguística de texto, identificamos que ainda há certa dificuldade em fazer a transposição desta para a sala de aula, sobretudo, porque algumas noções são apresentadas, sem a explicação necessária para total compreensão dos alunos do ensino básico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nayara Araújo Duarte | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Coesão Textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguística de Texto | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Gomes Barbosa.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.