Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10643
Título: Representações do ensino de história na educação básica a partir das vivências no estágio supervisionado
Autor(es): Dantas, Natyara Fernandes
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Formação Docente
Ensino de História
Memória
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Compreendemos que ensinar História requer muito mais do que reproduzir práticas de outrora. Durante o estágio curricular supervisionado, o(a) docente em formação elabora suas próprias concepções sobre a sala de aula, bem como suas próprias práticas através da vivência com os outros. Diante disso, o presente trabalho pretende compreender as representações elaboradas sobre o ensino de História na Educação Básica com base nas vivências e narrativas de alunos de História no contexto do estágio curricular supervisionado, partindo dos memoriais de experiência docente. Entendemos o estágio enquanto momento indispensável à formação inicial. Logo, ao voltarmos o olhar para o estágio, pretendemos fornecer subsídios para seu aperfeiçoamento. Assim, o presente trabalho se situa no campo do ensino de História a partir do diálogo com a História Cultural, a partir da qual nos remetemos a autores como Chartier (2002), que traz o conceito de representação; Ricci (2003), para discutir a formação de professores(as), Passegi (2010), para pensar o memorial de formação; Tardif (2010), para refletir sobre o saber-fazer docente, bem como Zabalza (2014), que amplia a discussão sobre estágio curricular supervisionado. Como abordagem metodológica, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise do conteúdo dos memoriais em que também investigamos as políticas públicas referentes ao ensino de História, além da legislação que regulamenta o estágio. Como fontes, foram utilizados os memoriais de estudantes estagiários(as) em História no período que compreende 2010 a 2014. Consideramos que os aspectos observados através das narrativas de alunos(as) estagiários(as) mostram que ainda há muito o que se aprimorar no que diz respeito à formação plena de professores(as) para atuar no ensino de História na Educação Básica.
Descrição: Dantas, N. F. Representações do ensino de história na educação básica a partir das vivências no estágio supervisionado. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10643
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natyara Fernandes Dantas.pdf837.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.