Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10644
Título: Paixões contrariadas, dívidas de infidelidade e moedas de sangue: o crime passional na década de 1920, perpassado na obra Gabriela, Cravo e Canela
Autor(es): Falcão, Juliana Karol de Oliveira
Palavras-chave: Análise Literária
Literatura Brasileira
Crime Passional
Relações de Gênero
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O crime passional é um delito que leva um homem ou uma mulher a matar o seu parceiro afetivo movido por forte emoção, por exemplo, em casos de adultérios, ciúmes ou medo da perda. O presente trabalho visa abordar sobre o crime passional a partir da literatura Gabriela, cravo e canela: crônicas de uma cidade do interior, através do diálogo entre a história e a literatura. Este estudo tem como objetivo geral analisar como através da literatura Amadiana veiculada na obra Gabriela, cravo e canela é discutido a história e a literatura trazendo como objeto de estudo o crime passional e de que modo, através dele, podemos compreender as relações de gênero na década de 1920. A pesquisa é realizada a partir de uma revisão bibliográfica e se pauta nos estudos de Roger Chatier, através das discussões sobre representação, em Michel Foucault, sobre as relações de saber e poder, a categoria de gênero com Joan Scoot e a masculinidade como lugar de superioridade na sociedade ocidental através de Pierre Bourdier. A discussão sobre o crime passional se faz necessária para entender as configurações sociais e culturais acerca das relações entre os homens e as mulheres.
Descrição: Falcão, J. K. de O. Paixões contrariadas, dívidas de infidelidade e moedas de sangue: o crime passional na década de 1920, perpassado na obra Gabriela, Cravo e Canela. 2016. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10644
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Karol de Oliveira Falcão.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.