Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10646
Título: A ressignificação dos espaços da morte em Campina Grande: cemitérios como espaços de sociabilidade
Autor(es): Silva, Adelma Domingos da
Palavras-chave: Ressignificação
Sociabilidade
Cemitério público
Cemitério privado
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Nessa ultima década a cidade de Campina Grande-PB recebeu de uma iniciativa privada a construção de um cemitério chamado Campo Santo da Paz. Partindo desse pressuposto, minha inquietude com esse trabalho é fazer uma análise das ressignificações que os espaços da morte, em uma contraposição do antigo com novo da cidade de Campina grande, vêm sofrendo ao longo desses últimos 10 anos, buscando entender como os espaços da morte vêm recepcionando seus mortos e atuando como locais de sociabilidades. Para realização da nossa pesquisa, foi necessário fazer uma releitura das bibliografias que trabalham as concepções da morte e dos cemitérios. Utilizei-me da perspectiva teórica da Nova história Cultural, a fim de entender as relações culturais existentes entre uma sociedade e seus cemitérios. Enquanto metodologia fiz a opção pelo método da observação participante, além de me apropriar de algumas entrevistas dadas as emissoras de TV da cidade de Campina Grande sobre o tema, além de fotografias. Como conclusão, temos: os cemitérios são espaços que fazem parte do imaginário sociocultural dos campinenses e são revestidos de sentido de sociabilidade, uma vez que são espaços ligados ao cotidiano da cidade.
Descrição: Silva, A. D. da. A ressignificação dos espaços da morte em Campina Grande: cemitérios como espaços de sociabilidade. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10646
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelma Domingos da Silva.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.