Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10648
Título: Festa de Santa Ana, o rio e o povo: memória e construção da identidade da comunidade Ribeirinha Tapuia - PB
Autor(es): Silva Júnior, Romeu Felipe da
Palavras-chave: Comunidade Rural Tapuia - Paraíba
Memória
Identidade
Prática Cultural Religiosa
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Neste trabalho, pretende-se compreender as práticas culturais religiosas da comunidade rural Tapuia, no município de Gado Bravo-PB, entre o período de 1945 a 1995, através das narrativas orais e dos saberes tradicionais locais, em torno da festa de Nossa Senhora Santana, cujo objetivo geral é: Compreender, a partir das narrativas orais, as práticas culturais religiosas da comunidade Tapuia, no município de Gado Bravo- PB, entre o período de 1945 a 1995, através das narrativas orais e dos saberes tradicionais locais. O referencial teórico está pautado em leituras de autores que problematizam a concepção de memória, identidade, práticas culturais, patrimônio imaterial, história oral e festas. Pollack (1992),Halbwachs (1990) Le Goff (1990), Rodrigues (2000), Barros (2003), Castro (2008 Farias (2002), além de Venson e Pedro (2002). A metodologia empregada neste estudo se baseia na história oral, através de entrevista semiestruturada com moradores da comunidade, utilizadas como fonte. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental relativa ao tema. Os sujeitos participantes da pesquisa foram moradores da comunidade e participantes da festa de Santana. Compreendemos que este folguedo é fundamental para a formação da religiosidade do povo tapuia, pois este, através das narrativas orais, registrara momentos da historicidade desta comunidade mediados pela história em torno da festa. Portanto, a importância deste trabalho se dá pelo fato de perceber como, através da memória do povo do Tapuia, fez-se emergir o sentimento de pertencimento local através das festividades à santa padroeira.
Descrição: Silva Júnior, R. F. da. Festa de Santa Ana, o rio e o povo: memória e construção da identidade da comunidade Ribeirinha Tapuia - PB. 2016. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10648
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romeu Felipe da Silva Júnior.pdf10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.