Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10649
Título: As declamações dos súditos diante da rainha da borborema: a construção do "campinismo" no campo poético e jornalístico (1973 - 1983)
Autor(es): Claudino, Elvis Duarte
Palavras-chave: Campinismo
Identidade
Discurso
Tradição Inventada
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: A presente pesquisa aborda o município de Campina Grande-PB em sua capacidade criativa da criação de discursos que configuraram aos habitantes desta cidade o sentimento de apego local que tem como nome o campinismo. É sobre este sentimento que buscarei debruçar-me enquanto processo de formação da identidade campinense e de suas peculiares características apontadas, selecionadas e aprovadas para o discurso local, e a configuração que este bairrismo vem a adquirir durante o decênio que percorre os anos de 1973 a 1983, período em que o município terminara de enfrentar uma grave crise de ordem política, econômica e social causada pelas ações do regime ditatorial civil-militar dentro do cenário local. Para isso foram adotadas como fontes de pesquisa o Jornal da Paraíba e as composições de ordem poética criados no período para identificar quais adjetivos e traços foram adotados para reforçar o discurso da identidade local no que concerne a formação da cidade e sociedade campinense de forma idealizada sob esta nova realidade que estava despontando sobre o município.
Descrição: Claudino, E. D. As declamações dos súditos diante da rainha da borborema: a construção do "campinismo" no campo poético e jornalístico (1973 - 1983). 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10649
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elvis Duarte Claudino.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.