Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10651
Título: Análise social no assentamento Santa Tereza no município de Soledade - PB
Autor(es): Almeida, Mayza Lopes de
Palavras-chave: Reforma Agrária
Análise Social
Desenvolvimento Social
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Uma política de Reforma Agrária não se limita á desapropriação de terra e distribuição de lotes entre famílias assentadas. Reforma Agrária compreende o apoio á produção e a distribuição de terra que possa garantir o bem estar das famílias e o desenvolvimento social local. Diante do exposto, o presente estudo, tem por objetivo analisar os desafios e perspectivas sociais de fatores que influenciam o desenvolvimento e o planejamento recentes entre famílias de agricultores do assentamento Santa Tereza. De reforma agrária com a responsabilidade do INCRA no Município de Soledade-PB e que está apenas aproximadamente 3 km de Distância da zona urbana. Para realizar esta pesquisa foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre o tema, além da utilização de entrevista com os membros da associação organizada do assentamento. Também aplicamos questionário com os moradores da área do nosso estudo. Trata-se de atores sociais que vivenciam no seu cotidiano a pobreza, a miséria, o desemprego estrutural, à informalidade do mercado e vítimas de processos sociais desiguais. Conclui-se que a realidade do assentamento com seus problemas, suas dificuldades, suas estratégias de manutenção na terra. Enfim, seu entendimento enquanto "espaço social produzido” possuem fortes restrições limitantes ao processo produtivo que impossibilitam o desenvolvimento.
Descrição: Almeida, M. L. de. Análise social no assentamento Santa Tereza no município de Soledade - PB. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10651
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayza Lopes de Almeida.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.