Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10652
Título: | A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB |
Autor(es): | Silva, Eduardo Xavier da |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Estágio Supervisionado Formação do Professor |
Data do documento: | 23-Mai-2016 |
Resumo: | Este Trabalho é resultado da experiência de um estágio vivenciado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada no bairro do Catolé em Campina Grande-PB. O objetivo se remete a refletir sobre as características da disciplina Estágio Supervisionado e sua responsabilidade na qualidade da formação docente. Para isto realizamos pesquisa participativa, na qual fomos ao mesmo tempo agentes e pesquisadores, com a realização de atividades didático-pedagógicas e registros fotográficos. Também realizou-se pesquisa bibliográfica, através de autores que refletem sobre a relevância da realização de estágios, para a formação dos futuros professores de Geografia. O estágio foi realizado no ano de 2012, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, no qual, o primeiro semestre do mesmo ano foi dedicado à pesquisa do ambiente escolar e da turma, e no segundo semestre prosseguiu-se a observação da turma, a elaboração do plano de aula e a regência do estagiário. Posteriormente foi elaborado um relatório contendo as informações sobre todos os itens desenvolvidos durante o Estágio. Nesse contexto, embora o presente Estágio Supervisionado, tenha sido realizado com muitas limitações, pode ser considerado um exemplo de que a inserção dos graduandos nas escolas, através de estágios, pode produzir bons resultados, principalmente quando esta é realizada com a pretensão de abrir caminhos para a pesquisa nas escolas e integralizar a teoria e a prática, trazendo desta forma, desde cedo aos alunos acadêmicos, tanto experiência com o ensino, como a reflexão sobre a necessidade de aperfeiçoamento exigido pela própria prática, produzindo avanços no ensino da educação básica. |
Descrição: | Silva, E. X. da. A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10652 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eduardo Xavier da Silva.pdf | 982.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.