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dc.contributor.authorOliveira, Daniele Camila de Almeida Pontes-
dc.date.accessioned2016-07-19T16:36:57Z-
dc.date.available2016-07-19T16:36:57Z-
dc.date.issued2016-05-09-
dc.identifier.other469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10656-
dc.descriptionOLIVEIRA, D. C. de A. P. Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião da coletânea de alunos finalistas da “Olimpíada de Língua Portuguesa” Para tanto, foram selecionados trinta e oito textos dos alunos finalistas da olimpíada de língua portuguesa, Escrevendo o Futuro, o que constitui o corpus da pesquisa. Os objetivos específicos consistem em (1) descrever os tipos de modalização materializadas em sentenças subordinadas substantivas dos artigos analisados e (2) analisar o funcionamento das sentenças substantivas como modalizadoras na construção da argumentação nos artigos em questão. A pesquisa foi fundamentada a partir de pressupostos teóricos que consideram a língua em uso, defendidos por Castilho (), Vidal (2009), Martelotta (2003), Neves (2000), entre outros. Em nossa análise, focalizamos as construções com sentenças substantivas que introduzem a opinião do articulista. As construções estudadas apresentaram dois tipos principais de modalização: epistêmica e deôntica. Esses tipos de modalização são relevantes para a construção da argumentação do artigo de opinião, ora dando legitimidade ao dizer do articulista como uma verdade incontestável, ora mobilizando o interlocutor (o leitor) para uma mudança de posição, em direção à solução dos problemas discutidos no artigo de opinião. A relevância dessa pesquisa está na proposta de complementação de um material didático que se propõe a uma abordagem de análise linguística, apontando caminhos para um posicionamento ativo do professor em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Aline Danielly Leal da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModalizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectSentença subordinada substantivapt_BR
dc.titleSentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opiniãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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