Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Marcela Guimarães-
dc.date.accessioned2016-07-19T16:37:12Z-
dc.date.available2016-07-19T16:37:12Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.identifier.other469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657-
dc.descriptionALVES, M. G. Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe uma reflexão acerca da importância didática da oralidade no ensino fundamental, como instrumento para o processo ensino x aprendizagem de Língua Portuguesa. A abordagem teve como motivação a apuração da ocorrência de um relativo despreparo do professor para o uso da modalidade oral em sala de aula e consequente desvalia de sua eficácia, privilegiando modelos engessados e nem sempre eficientes de ensino, mediante pesquisa de campo, em duas escolas da cidade de Campina Grande, PB, e seus respectivos professores de Língua portuguesa . Para tanto, nos utilizamos de questionário aplicado com os dois professores, para a verificação e análise do uso da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental, bem como produções textuais dos alunos do 5º ano de uma escola pública e outra particular. O presente estudo tem como objetivo geral abordar o trabalho com a oralidade em sala de aula, mais especificamente analisar a influência desta modalidade sobre escrita dos alunos do 5º ano, assim como investigar como os docentes apontam e trabalham esse fenômeno nas aulas de Língua Portuguesa. A bibliografia procurará apontar as peculiaridades da oralidade no desenvolvimento das competências comunicativas, textuais e linguísticas dos discentes, promovendo a assimilação mais ampla dos conteúdos de Língua Portuguesa e preparando-os para o uso deste conhecimento de forma sistematizada. Como suportes teóricos, nos fundamentamos em estudiosos que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, dentre eles, Conceição (2009), Correa (2010), Marcuschi e Dionisio (2007), Soares (2005).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleUma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Guimarães Alves.pdf16.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.