Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Marcela Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T16:37:12Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T16:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-02 | - |
dc.identifier.other | 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657 | - |
dc.description | ALVES, M. G. Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo propõe uma reflexão acerca da importância didática da oralidade no ensino fundamental, como instrumento para o processo ensino x aprendizagem de Língua Portuguesa. A abordagem teve como motivação a apuração da ocorrência de um relativo despreparo do professor para o uso da modalidade oral em sala de aula e consequente desvalia de sua eficácia, privilegiando modelos engessados e nem sempre eficientes de ensino, mediante pesquisa de campo, em duas escolas da cidade de Campina Grande, PB, e seus respectivos professores de Língua portuguesa . Para tanto, nos utilizamos de questionário aplicado com os dois professores, para a verificação e análise do uso da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental, bem como produções textuais dos alunos do 5º ano de uma escola pública e outra particular. O presente estudo tem como objetivo geral abordar o trabalho com a oralidade em sala de aula, mais especificamente analisar a influência desta modalidade sobre escrita dos alunos do 5º ano, assim como investigar como os docentes apontam e trabalham esse fenômeno nas aulas de Língua Portuguesa. A bibliografia procurará apontar as peculiaridades da oralidade no desenvolvimento das competências comunicativas, textuais e linguísticas dos discentes, promovendo a assimilação mais ampla dos conteúdos de Língua Portuguesa e preparando-os para o uso deste conhecimento de forma sistematizada. Como suportes teóricos, nos fundamentamos em estudiosos que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, dentre eles, Conceição (2009), Correa (2010), Marcuschi e Dionisio (2007), Soares (2005). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcela Guimarães Alves.pdf | 16.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.