Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10662
Título: O cuidado de si e as relações com os outros na filosofia de Michel Foucault
Autor(es): Santos, Rômulo Procópio Gondim dos
Palavras-chave: Filosofia Moderna
Hermenêutica do Sujeito
Michel Foucault
Data do documento: 11-Abr-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a terceira fase do pensamento de Michel Foucault, que desenvolve uma reflexão sobre a construção possível de uma ética. Nesse sentido, vamos analisar como Foucault, na Hermenêutica do Sujeito, se volta para a cultura clássica, mais precisamente, para os gregos, onde se percebe como se dá a ética do cuidado de si como prática da liberdade. Para isso, vamos trabalhar em dois capítulos norteadores. No primeiro propomos fazer uma discussão sobre as relações de si consigo mesmo, como também, analisar a máxima socrática do “cuida-te de ti mesmo”, a fim de perceber que dentro deste preceito, estão constituídas várias práticas de si, pois cuidar de si, já implica no conhecer a si mesmo. No segundo momento, vamos perceber como se dão as práticas de si nas relações com os outros, sobre a qual cuidar de si também é refletir para melhor governar a polis, a casa a comunidade. Assim, o ethos, que é a maneira de ser e de se conduzir, também implica nas relações com os outros.
Descrição: Santos, R. P. G. dos. O cuidado de si e as relações com os outros na filosofia de Michel Foucault. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10662
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Procópio Gondim dos Santos.pdf738.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.