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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10663
Título: | A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão |
Autor(es): | Ribeiro, Claudiney de Melo |
Palavras-chave: | Socratismo Cristianismo Kierkegaard |
Data do documento: | 16-Mai-2016 |
Resumo: | Objetivo deste trabalho tem como principal função fazer uma análise de dois modelos de conhecimento, o primeiro é o proposto pelo filósofo Sócrates que tem na relação com seu discípulo apenas uma ocasião, sem importância decisiva, que faz o aprendiz rememorar um conhecimento já intrínseco, ou seja, no modelo socrático se pressupõe que o discípulo já está de posse da verdade e para que possa apreendê-la é preciso apenas fazer uma rememoração. O segundo modelo de conhecimento é proposto pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que propõe não uma relação de aprendizado do homem com o homem, mas do homem com o deus no tempo, que desceu ao mundo na figura do servo. Este mestre é Salvador, libertador, reconciliador e juiz, que dá ao discípulo no instante com importância decisiva a condição e a verdade, é no instante que o discípulo compreende que é a não-verdade, e agora com a consciência de pecado e com o arrependimento, se começa o processo de apreensão da verdade. Este experimento teórico de Kierkegaard como novo modelo de conhecimento contrapõe o socrático e tem sua inspiração no cristianismo. |
Descrição: | Ribeiro, C. de M. A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10663 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
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