Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10663
Título: A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão
Autor(es): Ribeiro, Claudiney de Melo
Palavras-chave: Socratismo
Cristianismo
Kierkegaard
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Objetivo deste trabalho tem como principal função fazer uma análise de dois modelos de conhecimento, o primeiro é o proposto pelo filósofo Sócrates que tem na relação com seu discípulo apenas uma ocasião, sem importância decisiva, que faz o aprendiz rememorar um conhecimento já intrínseco, ou seja, no modelo socrático se pressupõe que o discípulo já está de posse da verdade e para que possa apreendê-la é preciso apenas fazer uma rememoração. O segundo modelo de conhecimento é proposto pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que propõe não uma relação de aprendizado do homem com o homem, mas do homem com o deus no tempo, que desceu ao mundo na figura do servo. Este mestre é Salvador, libertador, reconciliador e juiz, que dá ao discípulo no instante com importância decisiva a condição e a verdade, é no instante que o discípulo compreende que é a não-verdade, e agora com a consciência de pecado e com o arrependimento, se começa o processo de apreensão da verdade. Este experimento teórico de Kierkegaard como novo modelo de conhecimento contrapõe o socrático e tem sua inspiração no cristianismo.
Descrição: Ribeiro, C. de M. A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10663
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiney de Melo Ribeiro.pdf855.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.