Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10664
Título: Saindo da escuridão da caverna para a luz da educação
Autor(es): Alencar, Vanzelândio Dantas de
Palavras-chave: Mito da caverna
Educação
Platão
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Esta monografia tem o intuito de apresentar um estudo voltado para a educação atual em comparação com o mito da caverna de Platão, que cita algumas pessoas amarradas no fundo de uma caverna, onde a realidade que veem é baseada apenas na projeção de sombras. Quando um dos homens sai da caverna, ele se depara com um novo mundo, uma nova realidade. Na tentativa de alertar seus companheiros que ficaram na caverna, ele corre o risco de ser morto pelos que ainda habitam nela, que não aceitam sua nova visão de realidade. Este trabalho irá abordar a concepção da educação atual no ensino médio, não como único modelo, mas através do mito mostrar a realidade e o modo pelo qual o processo de educação é realizado nas salas de aula atualmente. O sair da caverna para Platão é o olhar para a realidade, capaz de formar um cidadão que contribua positivamente para o crescimento da sociedade.
Descrição: Alencar, V. D. de. Saindo da escuridão da caverna para a luz da educação. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10664
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanzelândio Dantas de Alencar.pdf535.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.