Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10671
Título: A responsabilidade ambiental do arquivista no procedimento de eliminação documental
Autor(es): Santos, Jaciele Souza dos
Palavras-chave: Eliminação de documentos
Arquivista
Sustentabilidade
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: A responsabilidade ambiental surge como um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável, essa prática deve estar presente na atitude de cada profissional, inclusive do Arquivista. O objetivo desse trabalho é identificar a responsabilidade ambiental do arquivista no procedimento de eliminação documental, para isso utilizamos um questionário aplicado aos egressos do curso de Arquivologia da UEPB para conhecer os procedimentos utilizados na eliminação de documentos e obter opiniões sobre a relevância da temática abordada. A maioria dos respondentes já realizou eliminação documental e quando perguntado sobre o procedimento de eliminação a maioria encaminha para reciclagem, mesmo a temática não sendo explorada durante o curso de Arquivologia segundo a maior parte dos respondentes, observa-se assim que existe a preocupação ambiental por parte dos Arquivistas e que acreditam que o curso deve abordar mais esse tema, pois é de extrema importância sua aplicabilidade no ambiente de trabalho e nos procedimentos Arquivísticos. A temática vem ganhando espaço no campo da Arquivologia e deve cada vez mais ser enfatizada para que os arquivistas tornem-se multiplicadores de práticas ambientalmente sustentáveis.
Descrição: SANTOS, J. S. dos. A responsabilidade ambiental do arquivista no procedimento de eliminação documental. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10671
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciele Souza dos Santos.pdfJaciele Souza dos Santos697.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.