Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10691
Título: Análise comparativa no setor público em duas secretarias municipais de educação do sertão paraibano
Autor(es): Nascimento, Aline da Costa
Palavras-chave: Recursos Humanos
Recrutamento
Seleção de Pessoas
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O artigo tem como objetivo geral: analisar os processos de recrutamento e seleção de pessoas nas secretarias de dois municípios do sertão paraibano. Os seus objetivos específicos são: Identificar os canais utilizados pelas instituições para recrutar pessoas; Verificar os critérios utilizados para selecionar colaboradores; Comparar os processos realizados entre as duas instituições. Como base para a realização desta pesquisa tem-se algumas discussões teóricas sobre a gestão de pessoas e o processo de agregar pessoas, abriu-se uma discussão a parte sobre o processo de recrutamento e seleção de pessoas no setor público, na perspectiva de averiguar se além das ações estabelecidas pela lei as organizações estudadas desenvolvem práticas profissionais recomendadas pelos teóricos da gestão de pessoas. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza da abordagem qualitativa para a coleta e análise das informações e do estudo de caso comparativo como método de pesquisa. A partir das falas dos gestores entrevistados constatou-se que existe uma idealização de práticas de recrutamento e seleção em conformidade com as exigidas pela legislação e ainda com alguns tópicos propostos pelos teóricos da gestão de pessoas, mas que precisam ser avaliados com maiores particularidades para se constatar se são de fato eficazes e se a maneira de implementação está realmente adequada.
Descrição: NASCIMENTO, A. C. Análise comparativa no setor público em duas secretarias municipais de educação do sertão paraibano. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10691
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline da Costa Nascimento.pdf381.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.