Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10697
Título: Influência da reforma gerencial nas políticas de formação de professores: impactos em escolas de ensino médio da Sétima Gerência Regional de Educação da Paraíba
Autor(es): Cavalcante, Jéssica Araújo Leite
Palavras-chave: Reforma gerencial
Políticas públicas
Formação de professores
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: A reforma gerencial no Brasil desencadeou mudanças significativas na dinâmica de setores importantes do Estado. Na educação, e em especial, quanto à formação de professores, os artifícios adotados com base na lógica empresarial: eficiência, gestão orientada para resultados, sistema de recompensas por desempenho e a avaliação/controle, por exemplo, tornaram-se duvidosos sob o ponto de vista da própria aplicabilidade e das suas reais contribuições. O modo como o gerencialismo tem afetado as políticas públicas de educação, desde a formação de professores demonstra um esforço veemente por introduzir no contexto geral, mostras do que ainda se configura como novidade. Dentro do exposto, o objetivo geral da pesquisa ora apresentada é o de definir qual a “influência exercida pela reforma gerencial na elaboração das políticas públicas para a formação de professores vigentes e quais são os impactos destas no quadro docente de escolas de ensino médio da 7a Gerência Regional de Educação da Paraíba”. Os resultados obtidos provêm de um estudo de caso, por meio de pesquisa quali-quantitativa, que conseguiu através de entrevista semiestruturada pela utilização de roteiro e a partir da aplicação de questionários com professores de 6 dentre as 20escolas de ensino médio da gerência em estudo, reunir, a partir de uma análise de conteúdo, os pontos mais fortemente apontados. Tanto pela gerente regional como pelos 42 docentes pesquisados. Com isso, foram estabelecidos padrões, sob os quais foi possível formar um entendimento adequado frente ao objetivo estabelecido.
Descrição: CAVALCANTE, J. A. L. Influência da reforma gerencial nas políticas de formação de professores: impactos em escolas de ensino médio da Sétima Gerência Regional de Educação da Paraíba. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10697
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Araújo Leite Cavalcante.pdf744.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.