Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10702
Título: Sustentabilidade na agricultura familiar: uma abordagem sobre a Feira da Agricultura Familiar Orgânica no Município de Patos - PB
Autor(es): Ribeiro, Maria das Dores Pereira
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Sustentabilidade
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa, que teve por objetivo geral avaliar como os agricultores do município de Patos, Estado da Paraíba, vêm promovendo o processo de transição da agricultura familiar para a agricultura sustentável. No contexto atual, a agricultura familiar vem se mostrando como uma das melhores formas de ocupação do espaço rural, podendo favorecer o cumprimento de exigências sociais, como a geração de emprego e renda, e ambientais, como a conservação da biodiversidade. Entretanto, quando se aborda o termo agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de bases ecológicas que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações. A agricultura sustentável tem uma base ecológica, inspirada na agroecologia, sob uma perspectiva social, econômica e cultural. Os dados colhidos através da presente pesquisa revelam que quase todos os agricultores possuem conhecimento sobre o que é sustentabilidade, bem como quanto à agricultura sustentável. Pode-se perceber que uma grande parte dos entrevistados já vem colocando em ação práticas sustentáveis, objetivando desenvolver a chamada agricultura orgânica. A significativa conclusão proporcionada pela realização desta pesquisa resume-se ao fato de que entre os agricultores que participam da ‘Feira de Agricultura Familiar’, no centro da cidade de Patos, Estado da Paraíba, já existe um interesse em promoverem a agricultura sustentável, fato que demonstra que a sustentabilidade está deixando de ser um discurso utópico e ganhando forma até mesmo entre aqueles que possuem pouca instrução e retiram da terra o sustento de suas famílias, além de contribuírem com uma significativa parcela dos produtos que chegam à mesa da população brasileira. Entretanto, identificou que dentre os principais obstáculos que os agricultores familiares do município em estudo enfrentam para promoverem a agricultura sustentável destacam-se a falta de uma assistência técnica por parte dos organismos de governo e as condições adversas do clima e a baixa qualidade dos solos da região.
Descrição: RIBEIRO, M. D. P. Sustentabilidade na agricultura familiar: uma abordagem sobre a Feira da Agricultura Familiar Orgânica no Município de Patos - PB. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10702
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Dores Pereira Ribeiro.pdf7.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.