Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1071
Título: Uma análise da oferta de infraestrutura e serviços públicos do loteamento Cidade Verde – João Pessoa – PB
Autor(es): Santos, Rosilene dos
Palavras-chave: Loteamento
Infraestrutura
Serviços públicos
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: Nos últimos anos a cidade de João Pessoa tem apresentado um crescimento contínuo e acelerado de loteamentos, o que claramente resultou no aumento da área urbana. Esse processo vem sendo disseminado e impulsionado pelos promotores imobiliários, como também pela ação do Estado. O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de urbanização do Loteamento Cidade Verde, localizado no bairro de Mumbaba em João Pessoa/PB, bem como identificar a oferta de infraestrutura e serviços públicos no referido loteamento. Procuramos compreender os motivos e as razões pelas quais ainda tem sido prática do poder público local, permitir a entrega de lotes em áreas totalmente desprovidas de infraestrutura e serviços públicos. Para isso recorremos a uma pesquisa bibliográfica, como também aos fundamentos qualitativos e quantitativos, ou seja, a observação e a descrição da área de estudo. A partir daí constatou-se que o processo de criação e desenvolvimento do loteamento observado acontece desacompanhado de um planejamento urbano eficiente e adequado. Notamos que a ausência de infraestrutura e serviços públicos é uma potencial ameaça á qualidade de vida da população local, preservação da saúde e proteção do meio ambiente, diante disso, a implantação de novos loteamentos, não deve ser tratada como uma simples produção de unidades residenciais, mas, sim de uma série de aspectos que dão condições e tornem a nova moradia habitável.
Descrição: SANTOS, R. dos. Uma análise da oferta de infraestrutura e serviços públicos do loteamento Cidade Verde – João Pessoa – PB. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1071
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilene dos Santos.pdfRosilene dos Santos1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.