Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10716
Título: Encontro marcado com EMMA: intertextualidade e desejo feminino em Agustina Bessa-Luís.
Autor(es): Queiroz, Ivone Duarte de Sousa
Palavras-chave: Mulher na literatura
Bovarismo
Intertextualidade
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: O presente estudo consiste na análise dos romances Vale Abraão, publicado inicialmente em 1991, de Agustina Bessa-Luís, e Madame Bovary cuja primeira edição se deu em 1857, de Gustave Flaubert. Procuramos entender até que ponto o romance da escritora portuguesa retoma o do escritor francês e quais as marcas na escrita de Agustina que fazem com que a sua obra se singularize diante da de Flaubert sem que se configure em “cópia” servil. Para tanto, aportamos nosso estudo em dois vieses: o das relações intertextuais e o dos estudos de gênero e de representações da Mulher na Literatura. No primeiro viés, detemo-nos no que pensam estudiosos como Koch & Elias (2006), Kristeva (1969), Bakhtin (2010) e Sant’anna (1985). No segundo, o lastro teórico assentou-se nos trabalhos desenvolvidos por Silva (2010), Perrot (2007) e Hossne (2000). Ao término deste trabalho, constatamos que a intertextualidade está presente em Vale Abraão, uma vez que esta obra apresenta elementos que marcam a presença desse fenômeno e que Bessa-Luís utiliza o discurso representacional sobre o feminino instaurado por Flaubert em Madame Bovary, mas dá-lhe nova roupagem, dessa forma o feminino ganha outra marca em Vale Abraão, como se a escritora portuguesa estivesse a falar a partir dos pontos em que se calara o escritor francês.
Descrição: QUEIROZ, I. D. S. Encontro marcado com EMMA: intertextualidade e desejo feminino em Agustina Bessa- Luís. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10716
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivone Duarte de Sousa Queiroz.pdfPDF - Ivone Duarte de Sousa Queiroz96.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.