Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10718
Título: Os contos de fadas e a psicanálise: uma análise da contribuição do conto "Chapeuzinho Vermelho" na formação da personalidade da criança
Autor(es): Correia, Franciene Basílio
Palavras-chave: Sexualidade na infância
Literatura infantil
Chapeuzinho vermelho (Conto)
Data do documento: 15-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar, com base na psicanálise, as contribuições do conto de fada Chapeuzinho Vermelho no desenvolvimento moral e sexual da criança e na capacidade de perceber os perigos advindos de uma desobediência às regras sociais. O conto tem como protagonista Chapeuzinho Vermelho, que vive a ambivalência de escolher entre os prazeres que a vida pode proporcionar e as consequências muitas vezes danosas ao indivíduo ao agir impulsivamente seguindo o princípio do prazer. Como aportes teóricos nos fundamentam o sem alguns conceitos da Psicanálise de Freud (1996), Melanie Klein (1996), Nasio (1997) e em teóricos que se debruçaram sobre a relação Psicanálise e Literatura Infantil: Bruno Bettelheim (2010), Corso & Corso (2006) e Franz (1990). Em nossas análises, percebemos que, ao desobedecer às recomendações da mãe, Chapeuzinho Vermelho deixa-se seduzir pelo discurso sedutor do lobo. A menina passeia por um mundo desconhecido, atraente e prazeroso. Porém, ao tomar consciência de seus deveres, retoma seu caminho conforme lhe foi indicado pela mãe. Mas, já era tarde. Chapeuzinho é punida pelo seu ato de rebeldia, ao mesmo tempo em que se sente culpada por ter causado a morte da avó. Ela compreendeu o quanto é arriscado confiar em conversas de desconhecidos e seguir seus impulsos instintivos sem medir as consequências de suas atitudes. O conto ainda permite uma análise da sexualidade da protagonista, cujo momento de transição da infância para a puberdade é revestido de descobertas e desejos oriundos do inconsciente. Podemos inferir que o conto de chapeuzinho favorece o desenvolvimento moral e sexual da criança ao possibilitar a reflexão e a internalização dos limites que a realidade impõe e das consequências que ocorrem quando agimos com base apenas no desejo individual.
Descrição: CORREIA, F. B. Os contos de fadas e a psicanálise: uma análise da contribuição do conto "Chapeuzinho Vermelho" na formação da personalidade da criança. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10718
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciene Basílio Correia.pdfPDF - Franciene Basílio Correia83.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.