Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10719
Título: Transgressão e estética existencial na obra Sobrevivente, de Chuck Palahniuk
Autor(es): Silva, Rennê Cruz de Oliveira
Palavras-chave: Estética da existência (Michel Foucault)
Chuck Palahniuk
Sobrevivente (Romance)
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O objetivo desta monografia é apresentar uma aproximação entre o conceito filosófico da estética da existência foucaultiana e uma possível aplicabilidade desta em relação ao protagonista do romance Sobrevivente (2003), do autor norte-americano Chuck Palahniuk. Coteja os questionamentos filosóficos referentes à Modernidade e seus críticos, principalmente o pensamento do filósofo francês Michel Foucault. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a apresentar o autor da obra analisada neste trabalho, bem como sua obra literária e seus reflexos dentro da análise. No capítulo seguinte há uma explanação detalhada do conceito cuidado de si, e de como o filósofo francês buscou nos seus últimos escritos apresentar uma proposta filosófica abrangendo tanto um diagnóstico do presente como uma proposição filosófica prática; sendo esta, ligada à condição do sujeito da modernidade, entendido como desprovido de liberdade para o pensar, visto que se encontra tutelado às instituições da Modernidade. Assim o cuidado de si poderia atuar como alternativa aqueles que desejam tomar as rédeas de suas existências, pensar por si próprios, pensar as suas existências não mais a partir de roteiros pré-estabelecidos, mas a partir de si mesmos. Produzir uma escrita de si com base em prerrogativas associadas à arte e a loucura. O terceiro capítulo versa exatamente sobre a aplicabilidade dessa proposta, sendo na verdade, uma tentativa de aproximar as ideias de Foucault sobre resistência e ressignificação da existência, com o que consideramos ser a mensagem principal do romance Sobrevivente (2003), de Palahniuk.
Descrição: SILVA, R. C. O. Transgressão e estética existencial na obra Sobrevivente, de Chuck Palahniuk. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10719
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rennê Cruz de Oliveira Silva.pdfPDF - Rennê Cruz de Oliveira Silva158.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.