Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10720
Título: Diálogo entre símbolos e mitos de temática amorosa nos poemas Leda e Primaveral de Rubén Darío
Autor(es): Oliveira, Felipe Mateus Felix de
Palavras-chave: Leda (Poema)
Mitos gregos
Primaveral (Poema)
Símbolos gregos
Rubén Darío
Data do documento: 1-Jan-2015
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma análise dos poemas Leda e Primaveral, de Rubén Darío, na qual mostraremos como os símbolos e os mitos gregos se unem para formar cada poema. No poema Leda, o símbolo principal de todo o texto é o cisne, representando a figura macho, solar e fecundante que Zeus utiliza para conquistar a sua amada, Leda. Porém, ao mesmo tempo ele se apresenta com uma figura delicada e suave, feito a neve. No decorrer do poema nos deparamos com outros elementos que vão desenvolvendo o poema, tais como: a presença das cores, como o amarelo, o vermelho, o azul, o branco e o verde; e também podemos observar mais dois mitos, como o próprio mito de Leda, que era casada, e o mito do deus Pã, o qual representa o “deus do todo”, além de outros elementos. No poema Primaveral, podemos visualizar dois pontos apresentados pelo autor: primeiro, o amor do poeta pelo que faz e, segundo, o amor de dois apaixonados. O tema de todo o poema é o amor, o qual toma a forma feminina, se igualando a toda a beleza da natureza. Para isso Darío se utiliza de diversos símbolos, como a rosa, pássaro, ruiseñor, entre outros, símbolos estes encontrados na natureza. Mas, ao mesmo tempo, Darío utiliza também alguns mitos, como as ninfas, as quais representam a força geradora das inspirações e do amor dos apaixonados; Pã, representando a possibilidade de toda a criação poética e amorosa; Afrodite –a beleza do amor –e; por fim, Adônis, o qual seria a própria primavera. Assim, faremos uma apresentação das semelhanças que os dois poemas possuem, como a utilização dos mitos e dos símbolos para a construção da temática, os elementos para a criação dos cenários, entre outros. Para tanto, utilizaremos como principais suportes teóricos o dicionário mítico-etimológico de Junito Brandão e o dicionário de símbolos de Jean Chevalier.
Descrição: OLIVEIRA, F. M. F. Diálogo entre símbolos e mitos de temática amorosa nos poemas Leda e Primaveral de Rubén Darío. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10720
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Mateus Felix de Oliveira.pdfPDF - Felipe Mateus de Oliveira77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.