Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10730
Título: Promoção e prevenção da Influenza H1N1: Relato de experiência
Autor(es): Cantalice, Bárbara Fernanda Mendes
Palavras-chave: Vacinação
Atenção primária à saúde
Equipe de Enfermagem
Influenza H1N1
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: Introdução: A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza e de suas complicações, possuindo uma efetividade média maior que 95%. O controle da influenza requer vigilância qualificada, que seja capaz de orientar de forma técnica e permanente os responsáveis quanto à decisão e à execução de ações de controle. A equipe de enfermagem exerce papel fundamental em todas as ações de execução do Programa Nacional de Imunização (PNI) sendo de sua responsabilidade orientar e prestar assistência à clientela com segurança, responsabilidade e respeito. Objetivo geral: relatar as ações de prevenção contra a influenza H1N1 desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado. Objetivos específicos: direcionar o olhar de acadêmicos e profissionais da saúde para a necessidade de intervir na disseminação da Influenza H1N1 através de ações voltadas para a prevenção desta; Sensibilizar a comunidade a aderir atitudes capazes de reduzir os casos de acometimento por H1N1; Evidenciar a importância do EMI para a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o percurso acadêmico. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa e cunho descritivo observacional, no qual se expõe a vivência obtida por um grupo de estagiários em um serviço de saúde oferecido pelo município de Queimadas – PB, durante o período de 11 a 28 de abril de 2016. Relato de Experiência: Foi oferecida à equipe, a oportunidade de sensibilizar a comunidade através de encontros individuais e palestras, quanto à importância na prevenção de agravos à sua saúde, neste estudo especificamente, à influenza H1N1. Observou-se uma atenção especial para o princípio de integralidade da assistência, estabelecido pelo SUS, onde se espera a devida articulação de serviços e ações para a prevenção e promoção da saúde. Considerações finais: A oportunidade de interagir com os profissionais que atuam diretamente na atenção primária, permitiu agregar valores essenciais à formação acadêmica. A autonomia que foi concedida no campo de estágio, contribui para o desenvolvimento de uma postura profissional pautada em responsabilidade e compromisso com o serviço prestado, com enfoque principal nos métodos preventivos à saúde da mesma.
Descrição: CANTALICE, B. F. M. Promoção e prevenção da Influenza H1N1: Relato de experiência. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10730
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Fernanda Mendes Cantalice.pdfPDF - Bárbara Fernanda Mendes Cantalice435.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.