Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10731
Título: Atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco: Relato de experiência
Autor(es): Melo, Danielle Raquel de
Palavras-chave: Pré-Natal
Atuação do enfermeiro
Enfermagem obstétrica
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Introdução: A descoberta da gravidez e todo período de gestação e parto envolve grandes mudanças e requer uma adaptação à chegada do novo membro de uma família. A atenção pré-natal deve ser iniciada imediatamente após a suspeita da gravidez, tornando-se assim, uma atividade benéfica para a gestante, pois embora a gravidez seja um processo fisiológico normal, expõe o organismo feminino aos limites do patológico. Ademais, a gestação é um momento de maior vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, propício para o desenvolvimento de ações preventivas e de promoção à saúde que devem ser realizadas por profissionais de saúde, sobretudo os enfermeiros, sendo este responsável por mostrar a população a importância do acompanhamento pré-natal. Objetivo Geral: Relatar o papel do enfermeiro na assistência qualificada ao pré-natal de baixo risco. Objetivos Específicos: Descrever a atuação do enfermeiro durante a realização de uma consulta de pré-natal de baixo risco, detalhar as orientações de enfermagem que foram repassadas as gestantes e evidenciar o aporte que o estágio representou para a discente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na prática vivenciada no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), no município de Queimadas - PB, no período de 22 de fevereiro a 11 de março de 2016. Relato das Atividades: Foram desenvolvidas variadas atividades de competência do enfermeiro como: consulta de enfermagem, puericultura, exame citológico, exame preventivo do câncer de mama, visita domiciliar, mas as ações a serem descritas nesse relato serão relacionadas às consultas de pré-natal (PN). Neste período foram atendidas 20 gestantes, destas, 3 procuraram serviço para primeira consulta pré-natal. Conclusão: A atuação do enfermeiro na realização das consultas de pré-natal e o vínculo profissional-usuário, é imprescindível para achados que possam justificar problemas futuros para a mãe e criança, achados negativos em uma consulta de PN quando detectados precocemente e tratados com antecedência garantem resultados extremamente positivos na gestação e parto.
Descrição: MELO, D. R. de. Atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco: Relato de experiência. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10731
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Raquel de Melo.pdfPDF - Danielle Raquel de Melo491.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.