Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10733
Título: Análise laboral e custo humano no serviço público
Autor(es): Gomes, Elaine da Silva
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Serviço público
Risco de adoecimento
Custo humano
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: A organização do trabalho pode favorecer o desenvolvimento do indivíduo e do grupo, possibilitando a criatividade e essa experiência pode gerar prazer. Porém, se há inflexibilidade e rigidez nas tarefas e relações, esses fatores favorecem o aparecimento de sofrimento no trabalho. Objetiva-se realizar uma análise laboral e de custo humano no serviço público, por meio da avaliação do contexto de trabalho e o risco de adoecimento. O presente estudo quantitativo descritivo e transversal, foi realizado em uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no segundo semestre de 2014. Foram sujeitos 55 servidores públicos em função técnica-administrativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas uma Ficha Sociodemográfica e Ocupacional. Seguida pelo Inventário do Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA) que avalia o contexto de trabalho e consequências exercidas por ele sobre a saúde e o modo como o trabalhador vivencia. Observou-se que (65,45%) da população estudada pertencente ao sexo masculino. No quesito grau de escolaridade, observou-se prevalência de servidores com especialização completa com (38,15%). Na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, o fator Organização do Trabalho recebeu avaliação mais moderada, à crítica com média de 2,60, evidenciando de acordo os servidores a possibilidade de adoecimento. Na Escala de Custo Humano do Trabalho o fator custo cognitivo foi avaliado como mais moderado à crítico, com média de 3,12, indicando alto consumo mental para responder às exigências presentes no contexto de trabalho. O Inventário do Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA), mostrou-se eficaz, apresentando os indicadores críticos relacionados ao trabalho dos indivíduos que participaram do estudo. Os resultados poderão servir de base para intervenções que mudem a atual realidade do contexto de trabalho dos servidores da instituição estudada.
Descrição: GOMES, E. da S. Análise laboral e custo humano no serviço público. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10733
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine da Silva Gomes.pdfPDF - Elaine da Silva Gomes605.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.