Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10734
Título: Cuidados de Enfermagem no linfedema pós-mastectomia: Revisão integrativa
Autor(es): Rodrigues, Hewellyn Souto Carvalho de Medeiros
Palavras-chave: Linfedema
Mastectomia
Cuidados de Enfermagem
Pós-operatório
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Introdução: O linfedema é uma complicação pós-mastectomia que afeta a vida da mulher física e emocionalmente. A paciente com linfedema pode apresentar diminuição da função do membro superior envolvido devido ao aumento de volume no membro e a outros sintomas como diminuição na amplitude, rigidez, alteração das propriedades mecânicas da pele, alterações sensitivas, dentre outras. Objetivo: Descrever os cuidados de enfermagem com mulheres mastectomizadas para prevenção do linfedema. Metodologia: Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão integrativa da literatura, efetuando um levantamento bibliográfico com busca avançada nas bases de dados BIREME e SciELO, no período de abril a maio de 2016, por meio de busca online de artigos científicos publicados nos últimos 15 anos, utilizando-se de descritores controlados DeCS. Resultados: foi obtido para amostra deste estudo o total de 12 artigos, que abordam assuntos relacionados ao câncer de mama, função linfática do membro superior, fatores predisponentes ao linfedema no pós-operatório de mastectomia, avaliação de medidas de prevenção ao linfedema, medidas fisioterapêuticas, importância de praticar exercícios e atividade física, adesão dessas mulheres às medidas de prevenção, relatos de mulheres a respeito da temática, cuidados de enfermagem e a importância do enfermeiro na educação e saúde como fator indispensável na prevenção do linfedema. Conclusão: O enfermeiro precisa buscar em sua prática, estratégias de conscientização para prevenção do linfedema, pois os cuidados de enfermagem abrangem a prevenção e o tratamento, mas a ênfase está na prevenção dessa complicação, portanto é importante sempre reforçar os cuidados com o membro homolateral à cirurgia.
Descrição: RODRIGUES, H. S. C. de M. Cuidados de Enfermagem no linfedema pós-mastectomia: Revisão integrativa. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10734
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hewellyn Souto Carvalho de Medeiros Rodrigues.pdfPDF - Hewellyn Souto Carvalho de Medeiros Rodrigues610.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.