Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10735
Título: Assistência de Enfermagem ao paciente com diagnóstico de Mieloma Múltiplo: Revisão integrativa
Autor(es): Medeiros, Danielle Silva de Farias
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Enfermagem oncológica
Mieloma Múltiplo
Data do documento: 14-Mai-2016
Resumo: Introdução: Mieloma Múltiplo é uma doença de foro hematológico resultante de proliferação plasmocitária maligna, que produz uma imunoglobulina monoclonal. Trata-se de uma proliferação que ocorre na medula óssea, resultando em extensa destruição do esqueleto ósseo, provocando lesões osteolíticas. Objetivo: Estabeleceu-se como objetivo deste estudo identificar quais os cuidados de enfermagem prestados ao paciente com mieloma múltiplo, de modo a proporcionar conforto e incremento na qualidade da assistência. Metodologia: Estudo de revisão integrativa, realizado entre fevereiro e abril de 2016, nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, por meio da busca online de artigos científicos publicados nos anos de 2004 a 2014, tendo como amostra 06 manuscritos. Estabeleceu-se como questão de pesquisa “Qual a assistência de enfermagem prestada aos pacientes com mieloma múltiplo?”. Foram utilizados Enfermagem. Resultados: Os resultados revelaram que a presença do enfermeiro é um os descritores: Mieloma Múltiplo, Enfermagem Oncológica, Cuidados de elemento agregador no cuidado desde o diagnóstico até a alta terapêutica dos pacientes com mieloma. A equipe de enfermagem deve se guiar por protocolos atualizados de cuidados para com essas pessoas, a fim de lhes proporcionar maior qualidade de vida e bem estar psicossocial. Considerações Finais: Faz-se necessário uma assistência de enfermagem voltada a integralidade, avaliando as necessidades do paciente, e tentando otimizar a linguagem padronizada nos registros de enfermagem, que se configura em obstáculo para a sistematização da assistência. Por essa razão, destaca-se a necessidade da criação de protocolos assistenciais que ofereçam suporte à prática clínica e ao gerenciamento do cuidado de enfermagem.
Descrição: MEDEIROS, D. S. de F. Assistência de Enfermagem ao paciente com diagnóstico de Mieloma Múltiplo: Revisão integrativa. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10735
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Silva de Farias Medeiros.pdfPDF - Danielle Silva de Farias Medeiros573.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.