Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10736
Título: Consumo de drogas psicoativas por universitários
Autor(es): Barbosa, Valdileide de Melo
Palavras-chave: Drogas
Drogas psicoativas
Universitários
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: O consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e jovens cresce a cada dia. Esta afirmativa resulta da cultura de consumo de drogas no Brasil frente às influências sociais e familiares. Objetiva-se estudar o consumo de drogas psicoativas por estudantes de uma instituição pública de ensino superior da Paraíba. O presente estudo quantitativo, descritivo foi realizado numa instituição pública de ensino superior na cidade de Campina Grande, Paraíba, no 1º semestre de 2016. Foram sujeitos 300 estudantes dos Centros de Ciências da Saúde e Tecnologia. Para coleta de dados foi utilizado questionário padrão do Programa Educação e Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas acerca do consumo de drogas psicoativas. Verificou-se que 87% dos pesquisados consultados acham ser normal o uso de bebida alcoólica, dentre estes, destaca-se porcentagem de 70%, considerada pela autora como elevada, ao consumo de álcool do sexo feminino. Os sujeitos da presente pesquisa 40 % fazem uso de álcool por influência de amigos ou para se sentirem mais a vontade nos grupos sociais.Entende-se como fundamental, voltar à atenção para esta população investindo em futuras pesquisas visando traçar o perfil e implicações do uso indevido de drogas psicoativas na saúde e desempenho acadêmico.
Descrição: BARBOSA, V. de M. Consumo de drogas psicoativas por universitários. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10736
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdileide de Melo Barbosa.pdfPDF - Valdileide de Melo Barbosa628.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.