Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10738
Título: Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência com ênfase em puericultura
Autor(es): Nascimento, Cleonice Maria de Medeiros
Palavras-chave: Puericultura
Atuação do enfermeiro
Atenção primária à saúde
Assistência em Enfermagem
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) é um componente curricular dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual são realizados estágios em municípios circunvizinhos. A realização do estágio ocorreu entre os dias 11 a 29 de abril de 2016, contando com a participação de (1) acadêmica de Enfermagem e (1) de Odontologia. O presente estudo descritivo, de abordagem observacional, do tipo relato de experiência, objetivou descrever as vivências da acadêmica de Enfermagem no município de Pocinhos-PB, ressaltando as experiências relacionadas à consulta de enfermagem em Puericultura, ocorridas na UBSF. São descritas a atuação do enfermeiro na consulta de puericultura, bem como as ações desenvolvidas pelo mesmo. A consulta de enfermagem à criança tem, assim, a finalidade de prestar assistência sistematizada de enfermagem, de forma global e individualizada, identificando problemas de saúde-doença, executando e avaliando cuidados que contribuam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde. Nesta fase da vida, o ser humano apresenta-se mais vulnerável a riscos biológicos e sociais, devendo a equipe multidisciplinar sempre buscar oportunidades de avaliar as situações em que a criança está inserida e prevenir agravos à sua saúde. O enfermeiro deve demonstrar conhecimento de técnicas para execução de exames específicos e interesse pela família como um todo, para que seja possível executar medidas de prevenção e promoção de saúde para a criança. A experiência demonstrou a importância da assistência prestada pelo enfermeiro durante a consulta de puericultura para o estabelecimento do crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.
Descrição: NASCIMENTO, C. M. de M. Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência com ênfase em puericultura. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10738
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleonice Maria de Medeiros Nascimento.pdfPDF - Cleonice Maria de Medeiros Nascimento614.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.