Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10741
Título: Atuação do enfermeiro no exame preventivo de câncer de mama: Relato de experiência
Autor(es): Leal, Ana Raquel Ribeiro
Palavras-chave: Câncer de mama
Saúde da mulher
Atuação do enfermeiro
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: Introdução: O câncer de mama é resultado de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais e/ou fisiológicos. Tais alterações podem provocar mudanças no crescimento celular ou na morte celular programada, levando ao surgimento do tumor. O câncer de mama apresenta-se entre as principais causas de morte feminina e tem forte influência na percepção da sexualidade. Objetivo Geral: Ressaltar o papel do enfermeiro na atenção e prevenção do câncer de mama. Objetivos Específicos: Descrever a atuação do enfermeiro durante a consulta de enfermagem para realização do exame preventivo de câncer de mama, apresentar as atividades desenvolvidas com o público alvo, detalhar as orientações de enfermagem que foram repassadas as usuárias e enfatizar a grande contribuição do estágio para o estagiário, que tem a oportunidade de vivenciar experiências novas e inéditas antes da conclusão do curso de graduação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, embasado em atividades realizadas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), no Município de Pocinhos, onde foram observadas e realizadas ações e consultas de enfermagem voltadas à atenção básica, com enfoque maior às consultas relacionadas à inspeção, orientações e encaminhamentos relativos à prevenção do câncer de mama. O EMI foi criado a partir da resolução do CONSEPE 07/94. Relato das Atividades: As consultas de enfermagem eram iniciadas com a anamnese, em busca de antecedentes familiares de neoplasia ginecológica, e outros tipos de queixas ou dúvidas relatadas pelas usuárias. Em seguida as mesmas eram orientadas a se posicionar na maca para a realização do exame clínico das mamas, podendo ser detectado um tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Durante o período de estágio também foi possível desenvolver educação em saúde com a realização de palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Foram atendidas 16 usuárias com a realização do exame clinico, destas apenas 1, foi considerado como caso suspeito, e nenhum caso confirmado durante o período. Conclusão: A atuação do enfermeiro (a) na realização do exame clínico das mamas é imprescindível para detecção precoce da neoplasia, diante do vinculo que possui com as usuárias na unidade básica de saúde. Além do conhecimento científico é necessário humanização por parte do mesmo (a), pois se trata de uma neoplasia que envolve vários aspectos psicológicos e impressões negativas, por parte das mulheres.
Descrição: LEAL, A. R. R. Atuação do enfermeiro no exame preventivo de câncer de mama: Relato de experiência. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10741
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raquel Ribeiro Leal.pdfPDF - Ana Raquel Ribeiro Leal499.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.