Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10742
Título: Contextualização da Educação em Saúde na produção brasileira
Autor(es): Rodrigues, Geovanna Serafim
Palavras-chave: Educação em saúde
Promoção em saúde
Enfermagem
Prevenção de doenças
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A Prática da educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Esse trabalho tem por objetivo analisar a produção científica brasileira sobre a educação em saúde como cuidado de Enfermagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados eletrônicas utilizadas para a coleta foram artigos na área de concentração da Enfermagem, por meio das bases de dados da Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), da Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem (BDENF) e da Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Do total de 118 publicações encontradas, entre os anos de 2000 a 2016, foram selecionados de acordo com os critérios pré-estabelecidos de inclusão os que tinham correlação entre a enfermagem e a educação em saúde, logo, seis estudos foram selecionados para constituir a pesquisa. Para que as ações de educação em saúde para que sejam bem sucedidas, é preciso considerar o contexto das regiões dos sujeitos envolvidos no processo, levando-se em conta seu meio socioeconômico e social inclusive, a respeito dos aspectos relacionados à saúde. Através desse estudo, verificou-se que há escassos estudos sobre um assunto tão pertinente na conjuntura da saúde coletiva e da busca por promoção de vida das populações. Associar a enfermagem na dinâmica da educação em saúde é construir elos ainda mais eficazes junto as práticas de saúde populacional e consolidação do próprio Sistema de Saúde Único no Brasil.
Descrição: RODRIGUES, G. S. Contextualização da Educação em Saúde na produção brasileira. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10742
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovanna Serafim Rodrigues.pdfPDF - Geovanna Serafim Rodrigues558.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.