Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10743
Título: Exame citopatológico: Ações desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI)
Autor(es): Morais, Janiele Maria Silva
Palavras-chave: Exame citopatológico
Câncer de colo do útero
Prevenção de câncer
Enfermagem ginecológica
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Introdução: O exame citológico é de extrema importância para mulheres que tenham iniciado atividade sexual, como prevenção do câncer de colo de útero (CCU), e está sendo recomendado por organizações nacionais e internacionais de saúde. Durante as consultas de enfermagem em ginecologia o enfermeiro deve fornecer um atendimento eficaz que garanta o apoio e o acolhimento necessários a essas mulheres. Objetivo Geral: Relatar as experiências e percepções vivenciadas no decorrer do EMI, com enfoque na realização do exame Citopatológico. Objetivos específicos: relatar as atividades realizadas no Serviço de Saúde sugerido, verificar os principais fatores que dificultam a realização do exame, descrever a contribuição do enfermeiro frente à realização do exame citopatológico e apresentar as vantagens da experiência desse estágio para a formação do profissional de Enfermagem. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que possui como objetivo descrever os fatos e/ou fenômenos de determinada população, sem intervir sobre as informações descritas. Queimadas-PB no período de 11 a 29 de Abril de 2016. Relato de Experiência: Foram Realizado nas Unidades Básicas de Saúde no município de realizadas todas as atividades planejadas na rotina do serviço, como: himunizações, ações de planejamento familiar, consultas de pré-natal, hiperdia, porém o enfoque principal deste trabalho foi o atendimento as mulheres, o qual se deu por meio da realização de rodas de conversa, palestras e coleta de material para citológico, com o objetivo de detectar precocemente o câncer de útero, e principalmente preveni-lo. Foram realizadas 15 citologias oncóticas, e em média 385 usuárias participaram das atividades individuais e em grupos desenvolvidas durante o estágio. Conclusão: A consulta de enfermagem é um instrumento de grande importância para saúde pública visto que este profissional tem estado mais próximo da população e por estabelecer um vínculo de confiança, lhe permitindo contribuir com a promoção da saúde e prevenção de agravos e identificar inicialmente o surgimento de patologias. Como experiência ao acadêmico, ultrapassa todas as expectativas do saber, pois a cada dia, cada consulta, cada escuta, novos horizontes se mostram tanto no sentido de aprendizagem, quanto de ensinamentos.
Descrição: MORAIS, J. M. S. Exame citopatológico: Ações desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI). 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10743
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele Maria Silva Morais.pdfPDF - Janiele Maria Silva Morais475.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.