Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10746
Título: Atribuições do enfermeiro na detecção precoce do câncer de mama: Medidas preventivas e intervencionistas – Relato de experiência
Autor(es): Carvalho, Valéria Pereira Barbosa de
Palavras-chave: Câncer de mama
Atenção primária à saúde
Atuação do enfermeiro
Prevenção de câncer
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Introdução: O câncer de mama é o tipo de câncer mais prevalente em mulheres no Brasil e o que apresenta um dos maiores riscos de morbimortalidade, devido ao diagnóstico tardio da doença, o que pode ser prevenido através da estratégia de conscientização, busca regular ao serviço de saúde, realização de exames complementares para rastreamento e tratamento precoce. Objetivo geral: Relatar as atribuições do enfermeiro na detecção precoce através de medidas preventivas e intervencionistas. Objetivos Específicos: Descrever atividades do enfermeiro, como a consulta de enfermagem, exame clínico das mamas, solicitação de exames complementares, e ações de educação em saúde, enfatizando ainda a contribuição do estágio para o discente. Metodologia: Relato de experiência, vivenciado no Município de Lagoa Seca - PB, no período de 11 à 29 de abril de 2016, durante estágio multidisciplinar promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, onde foram desenvolvidas ações de enfermagem relacionadas à detecção precoce do câncer de mama. Relato de Experiência: Durante o período foram realizadas 32 consultas de enfermagem, realizado exame clínico das mamas, solicitados exames complementares, oferecido palestras e orientações gerais sobre o câncer de mama e a importância da detecção precoce para redução de agravos. Considerações finais: O enfermeiro tem papel essencial na detecção precoce do câncer de mama, e para isso ele deve ser comprometido com a assistência, atualizando e ampliando seus conhecimentos, de forma a oferecer uma assistência qualificada.
Descrição: CARVALHO, V. P. B. de. Atribuições do enfermeiro na detecção precoce do câncer de mama: Medidas preventivas e intervencionistas – Relato de experiência. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10746
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Pereira Barbosa de Carvalho.pdfPDF - Valéria Pereira Barbosa de Carvalho496.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.