Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10747
Título: O uso de sulfeto de magnésio na gestação: Revisão integrativa
Autor(es): Santos, Alessandra Maria
Palavras-chave: Sulfato de magnésio
Gravidez
Cuidados de Enfermagem
Eclâmpsia
Pré-eclâmpsia
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A gestação é um processo fisiológico que incorpora várias e sucessivas modificações no corpo da gestante até a parturição, podendo a gestante apresentar problemas de saúde durante este período. A hipertensão é o problema de saúde mais comum nas grávidas, estando presente em cerca de 10 a 15% destas mulheres. Se não controlada pode desencadear uma crise hipertensiva e se agravar para pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Deste modo o objetivo geral deste estudo é de analisar os principais achados da produção científica sobre o uso do Sulfato de Magnésio na crise hipertensiva gestacional e apresentar os principais diagnósticos de enfermagem de acordo com a NANDA, que possa direcionar a assistência de enfermagem a estas mulheres. Trata-se de uma pesquisa com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico, com intuito de realizar uma revisão integrativa. Foram identificados 15 estudos, porém apenas 5 atenderam aos critérios de inclusão. Em todos os estudos foi evidenciada a eficácia do uso de sulfato de magnésio na gestação como prevenção da pré- eclâmpsia e no tratamento da eclâmpsia, porém a escassez de estudos foi um fator limitante para a realização de uma pesquisa mais ampla e em contrapartida as informações que foram retiradas das pesquisas possibilitaram elaborar diagnósticos de enfermagem e possíveis intervenções a serem implementadas nessa atenção.
Descrição: SANTOS, A. M. O uso de sulfeto de magnésio na gestação: Revisão integrativa. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10747
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Maria Santos.pdfPDF - Alessandra Maria Santos566.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.