Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10749
Título: Testes de associação para dados de leucemia
Autor(es): Pereira Júnior, Mario Silvano Alexandre
Palavras-chave: Testes categorizados
Dados categorizados
Estatística
Leucemia
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um material bem prático sobre a análise de dados categorizados, que possa auxiliar a compreender o desenvolvimento de suas técnicas, especialmente quando aplicados os testes categorizados. Compreende-se por dados categóricos, dados estatísticos que podem ser representados por números, contagens de pessoas, objetos em diferentes áreas. Neste contexto, pretende-se com o trabalho fazer um estudo bem aprofundado sobre a análise de dados categorizados e seus respectivos testes. Os dados foram obtidos do site do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Foi feito uma proporção para 800000 pessoas (400000LL, 400000LM), os quais apresentam uma distinção para os tipos de câncer: Leucemia Linfóide (LL) e Leucemia 2 Mielóide (LM). Na realização deste trabalho serão aplicados os testes qui-quadrado, G , e o teste de Mantel-Haenszel para verificar a relação existente entre as variáveis e a doença, em seguida utilizaremos o teste da razão de chances para verificar a chance de aumento da doença com o passar do tempo. Além disso, utilizou-se o software R para realizar as análises estatísticas solucionando os problemas.
Descrição: PEREIRA JÚNIOR, M. S. A. Testes de associação para dados de leucemia. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10749
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Silvano Alexandre Pereira Júnior.pdfPDF - Mário Silvano Alexandre Pereira Júnior726.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.