Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10750
Título: Avaliação dos impactos ambientais causados pelo processo das etapas do curtimento do couro de peixe
Autor(es): Araújo, Danillo Cláudio de
Palavras-chave: Impactos ambientais
Curtimento
Pele de peixe
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: A Indústria de Curtume tem sido relacionada entre as que mais têm contribuído com a poluição do meio ambiente, principalmente em relação ao processo de curtimento, porém, a necessidade de diminuir a poluição gerada durante todo o processo, mantendo a qualidade do couro produzido, tem originado a busca de tecnologias alternativas de produção menos agressivas ao meio ambiente. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as etapas de curtimento de couro de peixe no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado localizado na cidade de Campina Grande- PB e os impactos ambientais relacionados com cada etapa da produção. As informações foram coletadas em três etapas distintas: visitas, entrevistas e registros fotográficos. Durante o período de 18 a 22 de Janeiro de 2006 foram realizadas visitas para o acompanhamento do processo de curtimento de couro de peixe e suas etapas. Durante todo o processo da transformação da pele de peixe em couro foi observado a utilização de uma grande variedade de produtos químicos e bastante água, gerando desta forma os efluentes poluentes que são lançados na Estação de tratamento.
Descrição: ARAÚJO, D. C. de. Avaliação dos impactos ambientais causados pelo processo das etapas do curtimento do couro de peixe. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10750
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danillo Cláudio de Araújo.pdfPDF - Danillo Cláudio de Araújo5.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.