Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10757
Título: Atenção farmacêutica a pessoa com deficiência visual no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Pereira, Vanessa Nascimento
Palavras-chave: Pessoa com deficiência visual
Atenção farmacêutica
Medicamentos
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Os Deficientes Visuais (DV) enfrentam, cotidianamente, dificuldades acerca do uso de medicamentos, principalmente quando são analfabetos e não possuem um cuidador. Para minimizar estes impedimentos quanto a utilização de fármacos, a Atenção Farmacêutica é a ferramenta que visa a garantia da efetividade e segurança, podendo contribuir no desenvolvimento da autoconfiança do deficiente e na valorização da sua capacidade de agir com maior confiança em relação aos medicamentos e a seu estado geral de saúde. Para tanto, foi realizado um trabalho de caráter descritivo, de campo, qualitativo e quantitativo no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste no município de Campina Grande- PB, no período de Outubro de 2014 à Outubro de 2015. Objetivou-se, através da aplicação de uma entrevista, detectar as principais dificuldades em relação aos problemas de saúde, incluindo as suas necessidades e os obstáculos enfrentados pelos Deficientes Visuais. Da amostra analisada, uma parcela considerável da população relatou ter algum problema de saúde. A maioria dos indivíduos, participantes do estudo, mencionou ter conhecimento a respeito de recursos para acesso à informação sobre medicamentos. Deste modo, conclui-se que a necessidade de informações sobre saúde e farmacoterapia, por parte dos Deficientes Visuais, ressalta a importância do trabalho do profissional farmacêutico na prestação do serviço de Atenção Farmacêutica.
Descrição: PEREIRA, V. N. Atenção farmacêutica a pessoa com deficiência visual no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste no município de Campina Grande – PB. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10757
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Nascimento Pereira.pdfPDF - Vanessa Nascimento Pereira1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.