Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10758
Título: Relação entre o índice de higiene oral e a condição periodontal de adolescentes em Campina Grande – PB
Autor(es): Macedo, Rodrigo Feliciano de
Palavras-chave: Periodontia
Doença periodontal
Higiene bucal
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Objetivos: Avaliar a relação entre o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) e a condição periodontal, observados em adolescentes de Campina Grande – PB. Material e Métodos: Pesquisa transversal, quantitativa, descritiva e analítica, sendo a amostra composta por 674 adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, matriculados nas escolas públicas estaduais urbanas em Campina Grande – PB. A técnica de amostragem utilizada foi a probabilística. Os dados foram coletados através de um formulário com questões sobre de higiene bucal. Para o exame clínico utilizou-se uma ficha para dados do exame clínico odontológico. Para avaliação odontológica foram utilizados o Índice Periodontal Comunitário (CPI) e o Índice de higiene oral simplificado (IHOS). Todas as análises foram feitas usando o software IBM SPSS Statistics versão 20.0 (dupla digitação) e considerando um intervalo de confiança de 95%. Resultados: A maioria da amostra é do gênero feminino (59,3%) com 16 anos de idade (32,9%). Todos os participantes afirmaram usar escova dental (100,0%), e apenas (46,0%) relataram usar o fio dental como principais métodos de cuidados com higiene bucal. A prevalência de alterações periodontais foi de (98,4%). Houve diferença estatisticamente significativa entre a condição periodontal dos participantes e o escore médio de IHO-S, verificou-se também diferença estatisticamente significativa entre a condição periodontal dos participantes e a média de idade (p<0,035). Conclusão: Apesar de todos os indivíduos afirmarem fazer uso de escova dental, todos os adolescentes examinados demonstraram necessidade de tratamento periodontal. Foi observado uma relação direta entre o índice de higiene oral e a condição periodontal em adolescentes de Campina Grande – PB.
Descrição: MACEDO, R. F. de. Relação entre o índice de higiene oral e a condição periodontal de adolescentes em Campina Grande – PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10758
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Feliciano de Macedo.pdfPDF - Rodrigo Feliciano de Macedo918.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.