Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10762
Título: Análise comparativa da produção de biossurfactantes utilizando Serratia marcescens UCP 1549
Autor(es): Figueiredo, Aurélia Lunguinho
Palavras-chave: Biossurfactantes
Serratia marcescens
Resíduos agroindustriais
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Os biossurfactantes são moléculas anfipáticas, com uma porção hidrofóbica e outra porção hidrofílica, produzidos a partir de diversos microrganismos como as bactérias, leveduras e fungos, possuem uma capacidade de reduzir a tensão superficial e interfacial entre gases, líquidos e sólidos, além de possuir alto poder de emulsificação, são utilizados em diversos setores, como na indústria farmacêutica, na biorremediação, e principalmente na indústria petrolífera, apresentam vantagens sobre os surfactantes químicos, por serem biodegradáveis, terem baixa toxicidade, produção a partir de fontes renováveis e de baixo custo. Neste trabalho realizou-se uma análise comparativa da produção de biossurfactantes por Serratia marcescens UCP 1549 utilizando como substrato os resíduos agroindustriais, com o objetivo de minimizar o custo da produção de biossurfactantes, como também observar o comportamento da tensão superficial e do índice de emulsificação. Foram realizados dois experimentos utilizando resíduos agroindustriais como meio de baixo custo, de acordo com planejamentos experimentais, onde o experimento I teve um planejamento experimental 2², contendo manipueira e vinhaça e o experimento II um planejamento experimental 2³ na qual continha borra de café, bagaço de cana-de- açúcar e óleo pós-fritura. Estes foram incubados por 72 horas, 28ºC e 155 rpm. Os melhores resultados para índice de emulsificação e tensão superficial, no experimento I foi de 94,29% na condição 5 (3% de vinhaça e 27,05% de manipueira) e 27,49 mN/m na condição 4 (4% de vinhaça e 25% de manipueira), respectivamente. Já no experimento II o resultado mais significante foi de 66,70% para índice de emulsificação e 36,35 mN/m para tensão superficial ambos na condição 5 (2% de bagaço de cana-de-açúcar, 15% de borra de café e 15% de óleo pós-fritura). Os resultados mais representativos foram apresentados no experimento I para a produção de biossurfactantes, na qual houve uma maior redução na tensão superficial e uma maior formação de emulsões, o experimento II precisa passar por uma otimização no seu planejamento experimental. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a bactéria Serratia marcescens UCP 1549 tem potencial para a produção de biossurfactantes utilizando como substrato os resíduos agroindustriais.
Descrição: FIGUEIREDO. A. L. Análise comparativa da produção de biossurfactantes utilizando Serratia marcescens UCP 1549. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10762
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurélia Lunguinho Figueiredo.pdfPDF - Aurélia Lunguinho Figueiredo1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.