Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10767
Título: O uso de calculadoras nas aulas de Matemática: Saberes docentes
Autor(es): Luna, Luan Costa de
Palavras-chave: Recursos didáticos
Calculadora
Tecnologias educacionais
Educação matemática
Data do documento: 17-Jun-2016
Resumo: Com o avanço dos recursos tecnológicos presente ao nosso redor se faz necessário discutirmos como tais recursos devem ser utilizados em sala de aula, assim como também o momento e conteúdo matemático para a realização de propostas didáticas. O uso de calculadora em sala de aula pode tornar a aula de Matemática mais lúdica, prazerosa e interessante ao aluno. Através de jogos, atividades exploratórias e investigativas, os alunos podem apresentar diferentes estratégias na resolução de problemas matemáticos. A calculadora pode vir a aumentar as possibilidades de debates matemáticos em sala de aula. A presente pesquisa tem como enfoque saberes docentes de professores de Matemática, para isso identificamos os saberes docentes de quatro professores de uma escola pública da cidade de Campina Grande. Sendo nossa pesquisa de cunho qualitativo, denominada estudo de caso, fizemos uso de questionários, notas de campo, entrevistas, proposta didática, fotos e audiovisual. Para a nossa análise nos apoiamos nas ideias de Tardif. Apoiando-nos de sete questões do questionário inicial, notamos que os quatro professores não possuem os quatro saberes defendido por Tardif (2014). Isso porque há prováveis lacunas em suas formações, o que implica certas dificuldades, seja pela Universidade ou até mesmo de seu preparo em sala de aula. Os saberes contidos em muitas das práticas docentes cotidianas e sua apropriação com professores podem e requerem ser considerados como objeto de investigação para enriquecer o campo do conhecimento até agora elaborado sobre a docência nas condições cotidianas em que se realizam.
Descrição: LUNA, L. C. de. O uso de calculadoras nas aulas de Matemática: Saberes docentes. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10767
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luan Costa de Luna.pdfPDF - Luan Costa de Luna883.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.