Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10772
Título: Estudo da adsorção de chumbo e zinco em sistema de leito fixo, utilizando bagaço de cana de açúcar como biomassa adsorvente
Autor(es): Almeida, Ana Zélia Falcão
Palavras-chave: Laboratórios químicos
Meio ambiente
Metais pesados
Adsorção
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: As Instituições de Ensino S uperior têm desempenhado um papel importantíssimo através da ciência para alcançar o avanço tecnológico atual. Mas, se por um lado são indiscutíveis as vantagens oferecidas por essas instituições, por outro lado, os laboratórios químicos referentes a estas unidades de ensino, muitas vezes representam uma forte ameaça à integridade do meio ambiente. Isso é decorrente da forma inadequada pela qual os resíduos – principalmente os efluentes líquidos – são muitas vezes depositados no meio ambiente sem nenhum tratamento prévio que elimine a possibilidade de contaminação ambiental. Quando esses efluentes contêm metais pesados em sua composição, a situação agrava-se, devido ao elevado nível de periculosidade e acumulação dos mesmos nos recursos aquáticos. Diante dessa situação que o meio natural se depara, o presente trabalho tem como objetivo buscar medidas viáveis para o tratamento de efluentes contendo metais pesados, provenientes dos laboratórios químicos da Universidade Estadual da Paraíba. Os metais em estudo são o Chumbo e o Zinco que, através do processo de adsorção tendem a ser removidos de efluentes sintéticos com concentração inicial de 1000 mg/L do íon metálico. Inicialmente foram realizadas análises de equilíbrio para os metais em estudo, cujos resultados mostraram que a biomassa utilizada é significativamente capaz de reter parte desses contaminantes. Os ensaios adsortivos foram realizados em um sistema de leito fixo recheado com bagaço de cana-de-açúcar (bioadsorvente) operando com e sem reciclo em diferentes vazões de alimentação para avaliar qual das vazões estabelecidas apresenta-se como mais favorável nas condições de estudo. Os resultados obtidos mostraram-se condizentes com a teoria abordada; a biomassa e o sistema em si geraram resultados satisfatórios, alcançando em média uma remoção de 80% de Chumbo numa vazão de 12,8 mL/s e cerca de 50% de Zinco numa vazão de 13,0 mL/s.
Descrição: ALMEIDA, A. Z. F. Estudo da adsorção de chumbo e zinco em sistema de leito fixo, utilizando bagaço de cana de açúcar como biomassa adsorvente. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10772
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Zélia Falcão Almeida.pdfPDF - Ana Zélia Falcão Almeida926.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.